Entrega do Troféu Juca à escritora Lygia Fagundes Telles

lygia
A solenidade de entrega do Troféu Juca Pato – Prêmio Intelectual do Ano 2008 – para a escritora Lygia Fagundes Telles, promovida pela União Brasileira de Escritores, com apoio da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, realizou-se no dia 30 de novembro, às 18 horas, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Largo de São Francisco, em São Paulo. A láurea foi entregue pelo escritor, professor e crítico Antonio Candido de Mello e Souza, laureado com o prêmio no ano anterior.

A Mesa foi composta pelo Presidente da União Brasileira de Escritores, Levi Bucalem Ferrari, que presidiu a solenidade, pelo Presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Dr. José Carlos Madia de Souza, pelo Presidente da Academia Paulista de Letras, Dr. José Renato Nalini, a laureada Lygia Fagundes Telles e Antonio Candido, vencedor do Concurso no ano anterior. O mestre de cerimônia ficou a cargo do Tesoureiro-Geral da UBE, Joaquim Maria Guimarães Botelho.

Estiveram presentes associados da UBE, alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, familiares e amigos da premiada, convidados, várias autoridades ou seus representantes.

Destacamos o Secretário Municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil, que representou o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o Presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun, o Secretário do Ensino Superior do Estado de São Paulo, Carlos Voght, a presidente do Sindicato dos Bibliotecários no Estado de São Paulo, Vera Stefanov, o Reitor da Universidade do Mackenzie, Manassés Fonteles, o Diretor da Escola de Magistrados da Justiça Federal, Newton De Lucca, o Diretor da Ordem dos Advogados do Brasil – SP, Dr. Paulo Oliver, que representou o Presidente da OAB, o Diretor da Casa de Portugal, Antonio Reis Cardoso dos Santos, a Diretora do Elos – SP – Oeste, Ana Maria Miranda Luna, membros da Academia Paulista de Letras José Renato Nalini – Presidente, Anna Maria Martins – Secretária Geral, Dom Fernando Figueira, Jorge Caldeira, Antonio Penteado de Mendonça, Paulo Bomfim (Intelectual do Ano de 1981), Fábio Lucas (Intelectual do Ano de 1991) e Miguel Reale Júnior, as escritoras Lenita Miranda de Figueiredo e Raquel Naveira, e muitas outras pessoas que foram saudar a homenageada.

Da Diretoria da União Brasileira de Escritores estiveram presentes, além do Presidente Levi Bucalem Ferrari, a 2ª Vice-Presidente Nilza Amaral, a 1ª Secretária Sueli Carlos, o Tesoureiro Geral Joaquim Maria Guimarães Botelho, a 2ª Tesoureira Dirce Lorimier Fernandes, os diretores Francisco Moura Campos, Giselda Penteado Di Guglielmo, Jeanette Rozsas, Paulo Oliver e dos Conselheiros Anna Maria Martins, João Meireles Câmara, Fábio Lucas, João Scortecci, Claudio Willer e Audálio Dantas. Presentes também o Secretário Administrativo, Caio Porfírio Carneiro, e as secretárias da entidade Rosani Abou Adal, diretora do jornal Linguagem Viva, e Luzia Souza Roman.

A União Brasileira de Escritores agradece à Associação de Ex-Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo pela acolhida e pelo apoio ao evento. Também agradece as mensagens e telegramas recebidos. Abaixo a relação das justificativas.

Esta foi a 45ª versão do Prêmio, criado em 1963 pelo escritor Marcos Rey, então vice-presidente da entidade, para consagrar escritores que, no ano anterior, tenha publicado obra de particular interesse para as Letras e para a Cultura nacional. Os escritores associados que lançaram o nome de Lygia Fagundes Telles justificaram a indicação do seu nome porque a escritora “vem publicando, há anos, obras notoriamente reconhecidas que, em 2009, estão reeditadas em sua totalidade” e, em 2008, publicou a obra Conspiração das Nuvens.

Lygia Fagundes Telles é nome nacional que levou Antonio Candido, na entrega do Troféu, a afirmar que a sua arte literária o surpreendeu desde que leu um pequeno trabalho dela, ainda jovem e inédita, descobrindo nela notável talento, que surpreenderia nas Letras nacionais.

Foi só o que ela fez, de livro para livro, ao correr dos anos, tornando-se um nome de alcance internacional e dos mais meritórios da história das nossas Letras.

Foto: Fábio Rubinato

Esta entrada foi publicada em ACONTECEU e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.