Ana Luisa Martins e José Armando Pereira da Silva (orgs.)
Editora MAM-SP
A obra reúne 220 crônicas do jornalista, escritor, crítico e cronista Luís Martins do jornal “O Diário de São Paulo”.
Através das crônicas, percebe-se o panorama do cenário artístico nacional e resgata-se a situação da crítica e da arte no Brasil na década de 40. O leitor terá contato com os movimentos e as principais obras do período, vistas sob a lente lúcida e bem informada deste grande crítico. Como as obras, o debate sobre elas e as polêmicas que suscitaram também aparecem aqui como que recuperadas da história.
Os anos 40 compõe um período bastante fértil de nossa produção artística e pode ser ainda descrito como de afirmação do modernismo e de uma estética profundamente brasileira.
Algumas crônicas abrangem o método e a visão de mundo que se tinha à época. Neste sentido é bastante interessante um debate entre o crítico Luís Martins e o jovem sociólogo Antonio Candido.
O projeto gráfico do livro é de André Stolarski e contém um pôster dobrado que é reprodução ampliada de um auto-retrato do cronista. O livro também abriga documentação e reproduções de obras e faz referências aos jornais da época. (Luís Martins nasceu no Rio de Janeiro, em 1097, e faleceu em São Paulo, em 1981).