A espera do nunca mais

nicodemosaesperaNicodemos Sena
Ed. CEJUP

Escrita pelo amazonense Nicodemos Sena que, como poucos, conhece em profundidade a história e a realidade de suas origens, este romance A espera do nunca mais é um painel sobre a vida e os povos da Amazônia.

A obra é pontuada pelas transformações sócio-econômicas que a região tem sofrido ao longo das últimas décadas. Por isso, se divide em três partes – o antes, o durante e o depois da chegada do grande capital à Amazônia.

Na trama convivem a visão do moderno e do arcaico que permeiam o mundo amazônico e que se encontram na própria raiz da brasilidade.

Realidade e lenda juntam-se no livro. Ao mesmo tempo em que mostra o mistério e a grandiosidade do continente amazônico, revela a exploração de homens miúdos em seus horizontes. Índios e caboclos são largados a esmo no coração da floresta, esquecidos pelo país oficial e esmagados pela ganância de exploradores brutais.

Seu dia a dia, sua luta difícil pela sobrevivência, não os impedem, todavia, de manterem seus sonhos, fantasias, ilusões, bem como seus momentos de encanto, amores, encontros e desencontros.

Tudo muito bem narrado na linguagem rica e cristalina de autor tarimbado.

“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.