Cyro dos Anjos
Ed. Globo
O autor deste livro, o mineiro Cyro dos Anjos é certamente mais conhecido pela obra O amanuense Belmiro. Mas este romance, Abdias não ficaria atrás, pelo menos no que diz respeito à coragem do autor de tratar com profundidade as mudanças sociais e comportamentais que ocorreram antes da 2ª Guerra mundial.
O protagonista, Abdias, é um advogado sem entusiasmo, casado e ‘pai de família’, que, de repente se vê convidado para dar aulas num colégio de meninas ricas. Isto vai acirrar suas expectativas e sua vaidade intelectual. Sua vida, porém, será conturbada pela paixão platônica ambiguamente correspondida por uma aluna de 17 anos. Podemos imaginar as consequências deste fato particularmente àquela época.
O autor explora magnificamente as relações entre uma intimidade proibida e um clima de permissividade que as mudanças sociais da época estimulam. Além da emergência da guerra, há um o desenvolvimento acelerado das comunicações sociais que põe fim a certa ingenuidade anterior. Na “era do rádio” muita coisa vem à tona. Junto com elas, a ousadia de alguns sentimentos antes sufocados.