Exato acidente

Tony Monti
Ed. Hedra

De uns tempos para cá, tenho observado um fenômeno digno de nota no mundo editorial. Enquanto o romance estabelece com o leitor uma relação mais previsível e, muitas vezes, mais comercial, este mesmo gênero tende a ficar um pouco mais amarrado, menos arrojado em relação às inovações temáticas e formais.

Enquanto isso, o experimentalismo, a trangressão e a inovação têm migrado em muitos casos para o gênero conto. Peço ao ouvinte que não conclua erroneamente que todo romance atual é previsível e todo livro de contos é mais criativo. Observo uma ligeira tendência e nada mais.

Entre esses casos, destaco o livro Exato acidente de Tony Monti. Seus pequenos enredos envolvem as pessoas mais anônimas da cidade com seus problemas de todos os tipos e sempre próximos do absurdo.

Há desde florestas dentro de apartamentos até casas invadidas por cães, enfim muitas coisas que podem acontecer numa cidade zoológica criada pelo autor. E narradas num estilo muito urbano e pessoal que certamente surpreenderá o leitor.

“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.