Dicionário da escravidão negra no Brasil

Clóvis Moura
EDUSP

Este livro é considerado o mais completo sobre o tema. Impressiona não apenas pelos mais de 800 verbetes, mas pela versatilidade em transitar por áreas tão distintas como a literatura, a história, a economia, a religião, o folclore e os costumes da escravidão.

O leitor vai encontrar alguns fatos curiosos, cheios de informações novas. Lá estão, retiradas do limbo dos arquivos, raríssimas histórias das mulheres escravas e ex-escravas: de Anastácia, a ex-escrava até hoje cultuada como santa e mártir por muitos segmentos da população brasileira; ou de Feliciana Ferreira da Cruz, escrava que denunciou à Inquisição, por prática de abusos sexuais, o frei Luis de Nazaré – este – enfim! – condenado ao degredo. Ou, ainda, de Luísa Pinta, conhecida por práticas de adivinhação e curas – e depois vítima da Inquisição.

Algumas histórias já tinham sido colhidas por Laura de Mello e Souza – mas a qualidade do trabalho de Clóvis Moura revela-se exatamente na capacidade de reunir e sintetizar tantas informações num único volume.

Clóvis Moura, conhecido socialista, falecido em 2004, foi um dos fundadores do Movimento Negro Unificado.

“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 Response to Dicionário da escravidão negra no Brasil

  1. Charles disse:

    “Descobri” , este dicionário, agora que estou idealizando um tema para um TCC. Excelente obra, a mais completa e mais recomendada para quem estiver estudando sobre o Brasil colonial e imperial.

    Caso alguem tenha para venda – trammpo@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.