A construção do gosto – música e sociedade na corte do Rio de Janeiro

Maurício Monteiro
Ateliê Editorial

A literatura sobre música em nossa língua acaba de ser enriquecida com a publicação deste livro escrito em linguagem tão fluente que consegue agradar tanto aos especialistas como aos leigos amantes da música.

Segundo o maestro Júlio Medaglia – que assina o prefácio do livro – nele apontam-se os caminhos que trouxeram novas sonoridades a uma importante fase de nossa história, a do Brasil do início do século 19: época da chegada da corte portuguesa.

O dado novo que o livro aponta está na convivência entre fazeres musicais diversos, mas igualmente respeitáveis. Afinal, aqui já se fazia uma música barroca comparável ao que havia de melhor na Europa.

E, além disso, todo um universo “subalterno” formado por escravos e mestiços, fazia vir à tona novas sonoridades que vão sendo incorporadas na construção de uma musicalidade única e própria do Brasil.
O autor, Maurício Monteiro, é doutor pela USP, professor universitário, comentarista, produtor e diretor e da Rádio Cultura FM de São Paulo. O livro recebeu o prêmio de melhor APCA 2008 de melhor ensaio.

“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 Responses to A construção do gosto – música e sociedade na corte do Rio de Janeiro

  1. jucra amaral disse:

    Prezado ainda estou lendo o livro, mas posso dizer que estou adorando. GOstaria muito de consultar o professor Maurício , a respeito de uma possível palestra, sobre ensino e apreciação da Arte, na empresa em que trabalho, portanto peço uma ajuda para que possa fazer um contato com ele.
    Desde já agradeço muito atenção e o parabenizo pelo \\"OUTRAS PALAVRAS\\"
    Um grande abraço, Juçara Amaral

  2. De acordo com o dicionário, música é a arte e ciência de combinar os sons de modo agradável ao ouvido. É a habilidade de exprimir sentimentos por meio dos instrumentos e/ou da voz. A música faz parte de toda a nossa vida, antes mesmo de sairmos da barriga de nossas mães.
    É a música que nos faz lembrar de momentos especiais, pessoas e lugares. Elas são capazes de nos fazer rir, chorar e dançar sem parar. A nossa experiência com a música começa muito cedo, antes mesmo de a gente nascer.
    É que os bebês que ainda estão na barriga da mamãe já podem reconhecer vários sons.
    A gente cresce, e a música só vai aumentando em importância na nossa vida.
    Foi a música que me fez crer em Deus.
    Ronaldo Lírio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.