Às vésperas de completar 89 anos, Ruth Guimarães, associada histórica da União Brasileira de Escritores e a mais recentemente empossada acadêmica da Academia Paulista de Letras, foi convidada pelo prefeito Fabiano Vieira para assumir a pasta da Cultura, na cidade de Cachoeira Paulista, com a seguinte frase: “Não aceito não como resposta”. Ruth não recusou. É cachoeirense, onde nasceu em 13 de junho de 1920, e estava ansiosa para trabalhar mais ativamente pela sua cidade, cenário de vários de seus livros.
Folclorista por vocação, com ensinamentos colhidos junto a Mário de Andrade, na rua Lopes Chaves, a professora de grego, latim e português iniciou o seu mandato com uma intensa pesquisa para cadastramento de artistas locais. Essa primeira fase está quase completada e servirá para orientar a prefeitura no sentido de promover treinamento, financiamento quando for o caso e divulgação dos trabalhos de artistas locais em eventos regulares que vão compor o calendário oficial do município.
Na pesquisa, Ruth Guimarães já se deparou com manifestações julgadas extintas na região, como grupos de dança de São Gonçalo e grupos de jongo.
A sede da Secretaria da Cultura de Cachoeira Paulista fica no Parque Ecológico, um recinto de eventos no meio de lagos artificiais e árvores, muito bem cuidado, que deverá ser revitalizado – este é um dos compromissos da nova secretária.
A chácara onde vive a escritora, praticamente parede-meia com o Parque Ecológico, já enfrenta romaria de artistas, artesãos e escritores, para reuniões sob as mangueiras.
Parabéns escritora Ruth Guimarães, parabéns prefeito Fabiano Vieira, artistas e população de Cachoeira Paulista. É um privilégio para todos terem Ruth como Secretária de Cultura, uma das mais importantes intelectuais do pais.
A União Brasileira de Escritores congratula-se com o povo de Cachoeira Paulista, deseja à escritora uma profícua gestão e coloca-se à sua disposição para trabalhos conjuntos.
Levi Bucalem Ferrari