Em busca da identidade cultural

Às vésperas de completar 89 anos, Ruth Guimarães, associada histórica da União Brasileira de Escritores e a mais recentemente empossada acadêmica da Academia Paulista de Letras, foi convidada pelo prefeito Fabiano Vieira para assumir a pasta da Cultura, na cidade de Cachoeira Paulista, com a seguinte frase: “Não aceito não como resposta”. Ruth não recusou. É cachoeirense, onde nasceu em 13 de junho de 1920, e estava ansiosa para trabalhar mais ativamente pela sua cidade, cenário de vários de seus livros.

Folclorista por vocação, com ensinamentos colhidos junto a Mário de Andrade, na rua Lopes Chaves, a professora de grego, latim e português iniciou o seu mandato com uma intensa pesquisa para cadastramento de artistas locais. Essa primeira fase está quase completada e servirá para orientar a prefeitura no sentido de promover treinamento, financiamento quando for o caso e divulgação dos trabalhos de artistas locais em eventos regulares que vão compor o calendário oficial do município.

Na pesquisa, Ruth Guimarães já se deparou com manifestações julgadas extintas na região, como grupos de dança de São Gonçalo e grupos de jongo.

A sede da Secretaria da Cultura de Cachoeira Paulista fica no Parque Ecológico, um recinto de eventos no meio de lagos artificiais e árvores, muito bem cuidado, que deverá ser revitalizado – este é um dos compromissos da nova secretária.

A chácara onde vive a escritora, praticamente parede-meia com o Parque Ecológico, já enfrenta romaria de artistas, artesãos e escritores, para reuniões sob as mangueiras.

Parabéns escritora Ruth Guimarães, parabéns prefeito Fabiano Vieira, artistas e população de Cachoeira Paulista. É um privilégio para todos terem Ruth como Secretária de Cultura, uma das mais importantes intelectuais do pais.

A União Brasileira de Escritores congratula-se com o povo de Cachoeira Paulista, deseja à escritora uma profícua gestão e coloca-se à sua disposição para trabalhos conjuntos.

Levi Bucalem Ferrari

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ACONTECEU e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.