José Saramago
Cia. das Letras
Está passando nos cinemas o filme Cegueira baseado nesta obra-prima de José Saramago, o primeiro e único Prêmio Nobel de literatura em língua portuguesa.
Algumas pessoas começam a ficar cegas sem um motivo aparente. Temendo que se tratasse de uma epidemia, os cegos são isolados num abrigo que mais se parece com uma prisão.
As diferenças de atitude entre os indivíduos – que sempre existiram – ficam ainda mais nítidas nas situações extremas, como é o caso. Cada um revela o que sempre foi com mais força e menos pudor.
Eu já havia lido o livro e vi o filme. O filme é bom, mas, não tenham dúvidas, o livro é muito melhor. Inesquecível.
“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Sobre levi
Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos.
Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo.
Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em
ESTANTE e marcada com a tag
cegueira,
ensaio,
José Saramago,
literatura portuguesa,
outras palavras,
Saramago. Adicione o
link permanente aos seus favoritos.