TRINCHEIRA, PALCO E LETRAS

Antônio Arnoni Prado
Cosac Naify

Neste livro, o autor reúne um conjunto de ensaios sobre a literatura brasileira do século XX, formando um verdadeiro panorama crítico. O livro se divide em cinco blocos. “Boêmios, letrados e insubmissos” trata dos escritores do começo do século. São abordados a boemia, o refinamento estético e as preocupações sociais da época, além da tensão entre nacionalismo e cosmopolitismo.

Já em “Cena libertária”, o autor faz uma verdadeira descoberta numa área pouco conhecida – a dos escritores libertários, nunca antes estudados sistematicamente.”Interregno” traz dois escritores inovadores que reorientaram a prosa e a poesia do Brasil: Euclides da Cunha e Augusto dos Anjos. Em seguida vem “Variações sobre um narrador sitiado”, consagrado ao rebelde Lima Barreto.

Arnoni diz coisas não apenas penetrantes, mas freqüentemente renovadoras. Na parte final, “Retratos de fim-de-século”, Sérgio Buarque de Holanda é visto de maneira muito pessoal pelo crítico, que também aborda outros autores mais recentes, completando o volume.


“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.