INQUISIÇÃO NA AMÉRICA

Dirce Lorimier Fernandes
Ed. Bookstall

Em tempos em que se fala muito do fundamentalismo islâmico é preciso lembrar do fundamentalismo católico que dominou a Europa durante quase mil anos, deu origem às Cruzadas, e estendeu-se pelo Novo Mundo através dos colonizadores.

A manifestação mais notável do fundamentalismo católico foi a famigerada Inquisição que servia tanto para perseguir os não católicos como quaisquer pessoas pelos mais variados motivos. Inclusive para que a Igreja ou alguma de suas autoridades tomassem posse dos bens do acusado.

Neste livro, a autora analisa os documentos relativos à Inquisição no Brasil e no México no período colonial. Estuda os processos inquisitoriais, assinalando divergências e convergências nas ações praticadas nas duas colônias. Dispõe os resultados da pesquisa de forma atraente, fornecendo informações inéditas e até curiosas, mas fundamentais para o conhecimento de nossa formação cultural.


“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.