Autran Dourado
Ed. Rocco
Biela é uma moça desajeitada, encolhida e feia, que nasceu e cresceu na roça. Um dia, após a morte do pai, chega à cidade, com um vestido antiquado, para viver com o primo Conrado, testamenteiro de seu pai e seu tutor.
Tímida, taciturna, Biela não é apenas uma personalidade discreta, mas alguém que quer preservar sua intimidade, seu mundo pequeno e sereno. Um mundo do qual captamos poucas revelações. Sua vida pacata transcorre, assim, subterrânea, em sua vocação de freira sem claustro, de renúncia às pompas e circunstâncias.
Trabalho esmerado do ficcionista Autran Dourado, é recriação inventiva dos modos e linguagem da gente do interior. É uma jóia do novelário brasileiro.
Vale lembrar que o autor Autran Dourado recebeu, em 2008, o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras.
“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Sobre levi
Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos.
Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo.
Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.