Samuel Pinheiro Guimarães
Contraponto Editora
Este livro oferece uma análise do atual cenário internacional e de suas tendências. E, ante esse cenário, discute, com a maior lucidez, a posição do Brasil. Em qualquer época da história, as grandes potências buscam maximizar suas vantagens e seu poder. E isso é feito, quase sempre, às expensas dos países mais fracos.
Este livro estuda a margem de autonomia que o Brasil procura preservar e ampliar para fugir do ciclo vicioso. A partir da consolidação do Mercosul, o próximo objetivo é o de imprimir efetividade econômica e política à recém-criada Comunidade Sul-Americana de Nações.
A América do Sul unida seria a única forma de cada um de seus países membros fazerem frente aos interesses das grandes potências.
Livro atualíssimo, não só para os estudiosos de relações internacionais, mas para todos os que se preocupam com o futuro do país. Este livro rendeu ao seu autor o prêmio de intelectual do ano de 2006, oferecido pela UBE.
“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Sobre levi
Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos.
Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo.
Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.