AS CEM MELHORES CRÔNICAS BRASILEIRAS

Joaquim Ferreira dos Santos (org.)
Ed. Objetiva

Crônicas são textos feitos para o momento, mas as melhores permanecem para sempre entre o que há de melhor. Eis o charme deste livro. As 100 crônicas e os 62 autores que tornaram um gênero de temática imediata numa sucessão interminável de grandes clássicos e de referência de bons momentos em nossa língua.

A crônica não discursa, não tem empáfia, nem o compromisso de informar o que está acontecendo. Está no jornal, mas não ocupa espaço de notícia. Abusa da liberdade e quer distância da solenidade. Está no detalhe, no mínimo, no escondido, nas banalidades do cotidiano.

É o que fazem neste livro, nomes consagrados como Rubem Braga, Luis Fernando Veríssimo, João do Rio, Nelson Rodrigues, Paulo Mendes Campos, Antônio Maria, Luis Martins e Fernando Sabino, entre outros grandes craques.

Autores que fizeram o brasileiro gostar de ler através dos jornais, introduzindo uma multidão à leitura de qualidade literária. As cem melhores crônicas brasileiras foram selecionadas por Joaquim Ferreira dos Santos e publicadas pela Editora Objetiva.


“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.