Joaquim Ferreira dos Santos (org.)
Ed. Objetiva
Crônicas são textos feitos para o momento, mas as melhores permanecem para sempre entre o que há de melhor. Eis o charme deste livro. As 100 crônicas e os 62 autores que tornaram um gênero de temática imediata numa sucessão interminável de grandes clássicos e de referência de bons momentos em nossa língua.
A crônica não discursa, não tem empáfia, nem o compromisso de informar o que está acontecendo. Está no jornal, mas não ocupa espaço de notícia. Abusa da liberdade e quer distância da solenidade. Está no detalhe, no mínimo, no escondido, nas banalidades do cotidiano.
É o que fazem neste livro, nomes consagrados como Rubem Braga, Luis Fernando Veríssimo, João do Rio, Nelson Rodrigues, Paulo Mendes Campos, Antônio Maria, Luis Martins e Fernando Sabino, entre outros grandes craques.
Autores que fizeram o brasileiro gostar de ler através dos jornais, introduzindo uma multidão à leitura de qualidade literária. As cem melhores crônicas brasileiras foram selecionadas por Joaquim Ferreira dos Santos e publicadas pela Editora Objetiva.
“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.