Graciliano Ramos
Este livro conta a história de Paulo Honório, um homem simples, que movido por uma ambição sem limites, acaba transformando-se em um grande fazendeiro do sertão de Alagoas.
Ele se casa com Madalena para conseguir um herdeiro, mas mostra-se incapaz de entender a forma humanitária pela qual a mulher vê o mundo. Autoritário, tenta anular a mulher pelo isolamento. Mas, a vida tem uma dinâmica que pode surpreender até aos mais poderosos e mostrar desfechos inesperados.
Com o personagem Paulo Honório, Graciliano Ramos traça o perfil da vida e do caráter de um homem rude e egoísta. Fala também do jogo de poder e do vazio da solidão, onde não há espaço nem para a amizade, nem para o amor.
Não deixem de ler essa obra-prima de um de nossos maiores escritores. História que prende a atenção do leitor do começo até o fim. Falamos do livro “São Bernardo” de Graciliano Ramos, com várias edições e fácil de encontrar.
“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Sobre levi
Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos.
Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo.
Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em
ESTANTE e marcada com a tag
ficção,
Graciliano Ramos,
literatura brasileira,
outras palavras,
romance,
sertão. Adicione o
link permanente aos seus favoritos.