Flávio Ulhoa Coelho
Ed. Escrituras
Flávio Ulhoa Coelho narra neste livro um painel humano de gente escondida da vida. Sobressai uma solidão perversa de personagens que se debatem em páginas amargas.
Tudo isso pode se resumir na frase fulminante que dá início ao conto “Vozes no corredor”: Toda vez que abro aquela porta, sou atropelado por quase cinqüenta anos de memória.
Memória que inclui figuras distorcidas num retrato sem retoques, de violência e crueldades, em cenas sem saídas que constroem um cenário feito de silêncios e gritos, mesmo aqueles dados para dentro.
Não há como não se prender a esta leitura que não faz concessões. Numa criativa técnica de contar histórias, o autor sempre mergulha fundo em uma paisagem humana. Sua narrativa é um salto escuro do qual não se tem escapatória.
Ouça aqui o programa:
[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/0154-flavio-ulhoa-coelho-gambiarras-e-outros.mp3]
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Sobre levi
Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos.
Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo.
Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em
ESTANTE e marcada com a tag
audio,
CONTOS,
ficção,
Flávio Ulhoa Coelho,
gambiarra,
literatura brasileira,
solidão. Adicione o
link permanente aos seus favoritos.