TERRA SONÂMBULA

Mia Couto
Cia das Letras

Um ônibus incendiado serve de abrigo ao velho Tuahir e ao menino Muidinga que estão em fuga da guerra civil devastadora em Moçambique. Como se sabe, depois de dez anos de guerra por sua libertação de Portugal, país do sudeste africano viu-se às voltas com um sangrento conflito interno que durou mais 16 anos.

O veículo está cheio de corpos carbonizados, mas há também um outro corpo à beira da estrada, Kindzu, que escrevia um diário. A partir daí, duas histórias são narradas paralelamente: a viagem de Tuahir e Muidinga e a contida no diário de Kindzu. Este estava em busca dos naparamas, guerreiros tradicionais, abençoados pelos feiticeiros. Para o garoto, os guerreiros passam a ser a única esperança contra os senhores da guerra.

Terra Sonâmbula foi considerado um dos melhores livros africanos do século XX. É um romance profundo, escrito numa prosa poética que remete a Guimarães Rosa. Mia Couto, o autor, se vale também de recursos do realismo mágico e da arte narrativa tradicional africana para compor esta bela fábula.

Ouça aqui o programa:

[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/0167-mia-couto-terra-sonambula.mp3]
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.