PANTALEÃO E AS VISITADORAS

Mário Vargas Llosa
Ed. Objetiva

Publicada em 1973 e adaptada para o cinema, Pantaleão e as visitadoras é uma das obras mais populares e divertidas de Mario Vargas Llosa.

Conta a história de Pantaleão Pantoja, um capitão recém-promovido do exército, que recebe inusitada missão: criar um serviço de prostitutas para as Forças Armadas do Peru isoladas na selva amazônica.

O capitão tem que se mudar para a cidade de Iquitos, se manter afastado dos demais militares, usar trajes civis e, acima de tudo, não contar nada à ninguém, inclusive à própria mulher. É obrigado a trabalhar nas madrugadas, em bares infectos, e tratar com personagens bizarros.

Mas, em pouco tempo, o que era uma missão secreta se transforma no assunto mais comentado de Iquitos. Como se não bastassem o falatório e os problemas familiares, Pantaleão ainda se verá envolvido com uma bela e insinuante visitadora.

Segundo o próprio autor a história se baseia num fato real – um “serviço de visitadoras” organizado pelo Exército peruano para desafogar as ânsias sexuais das guarnições amazônicas.

Divirta-se com este magnífico livro, Pantaleão e as visitadoras do consagrado Mario Vargas Llosa. O livro foi publicado pela editora Objetiva.

Ouça aqui o programa:

[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/0166-mario-vargas-lhosa-pantaleao-e-as-visitadoras.mp3]
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.