Domingos Pellegrini
Ed. Leitura
Esta coletânea de contos foi agraciada com o Prêmio Jabuti em 1977 e atraiu o aplauso unânime da crítica. Àquela época conto era utilizado não só como instrumento literário, mas também político. Pellegrini militava nessas duas frentes. O título, O Homem Vermelho, remetia ao militante comunista e funcionava como senha de acesso à obra.
Mas é só isso. O livro está longe de ser um panfleto ou algo destinado a aliciar militantes. É tão somente um excelente livro de contos. Tanto é que, passados 30 anos, a obra continua atual como um clássico da literatura brasileira. Do caráter comunista do texto sobrou a opção por formas simples, pelo realismo da linguagem, por um encanto pelo trabalho e pela terra, pelas histórias de peões e violeiros.
Pellegrini demonstra aqui sua força literária e sua capacidade de entreter com qualidade. O livro é O Homem Vermelho; o autor, Domingos Pellegrini; e a publicação, da Editora Leitura.
Ouça aqui o programa:
[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/0172-domingos-pellegrini-o-homem-vermelho.mp3]
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Sobre levi
Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos.
Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo.
Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Prezado Levi:
O deputado Marcelo Almeida adotou minha sugestão de promover um Congresso Nacional de Escritores, ele é presidente da Frente Parlamentar para a Leitura.
Pedi ao Claudio Willer seu email, mas ele não deu retorno. Pedi à secretaria da UBE, via email, não houve retorno.
Entre em contato comigo por email, por favor.
Queremos saber se a UBE tem interesse em co-promover um Congresso (pois os anteriores foram promovidos pela entidade). Sem a participação da UBE, teríamos então de promover um Encontro Nacional de Escritores, via Frente Parlamentar, acoplada à Feira do Livro de Curitiba, em preparação.
A idéia é discutir e aprovar cartas à nação, sobre temas civilizatórios, e, também, cartas aos escritores, às editoras, aos patrocinadores culturais etc, com recomendações e sugestões pertinentes.
Aguardo.