Henrique Tahan Novaes
Ed. Expressão Popular
Temos assistido a um intenso processo de desemprego imposto pela globalização, pelas novas tecnologias e pelas políticas neoliberais adotadas desde os anos 80.
Em função disto, muitas fábricas foram fechadas. Mas, a novidade, neste livro, é que algumas destas fábricas estão sendo recuperadas pelos próprios trabalhadores.
Antes de chegar aos exemplos, entretanto, o autor acha necessário entender as causas do atual desemprego e demonstrar que há soluções concretas.
Assim, o neoliberalismo proporcionou uma concentração exagerada da riqueza. Deste modo, a tecnologia, que deveria servir a todos, passou a significar apenas desemprego para muitos.
E como podem reagir os trabalhadores? Na Argentina, por exemplo, várias empresas abandonadas pelos patrões estão sendo “recuperadas” pelos empregados que hoje estão no seu controle, direção e gestão.
Compreender melhor o significado destas lutas como respostas decisivas frente ao desemprego e subemprego na Argentina, Brasil e Uruguai é a principal contribuição deste livro.
Ouça aqui o programa:
[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/0164-henrique-tahan-novaes-o-fetiche-das-tecnologias.mp3]