Neste romance, Machado de Assis nos conta a história de Rubião, um pacato professor que se torna rico da noite para o dia ao receber uma herança deixada pelo filósofo Quincas Borba, que é também o nome de seu cachorro.
Rubião passa a viver no fausto da Corte do Rio de Janeiro, num ambiente que o deslumbra e confunde. Fica amigo de um casal muito peculiar, Cristiano Palha e Sofia. Ele trabalha com exportação; e ela é mulher de muitos encantos, além de excepcional capacidade sedutora.
O casal envolve Rubião no sentido de convencê-lo a aplicar seu dinheiro nos negócios de Palha. Este utiliza argumentos de ordem financeira, enquanto ela, Sofia, usa e abusa de seu poder de sedução. Com muita sutileza, mas com a eficácia suficiente.
O ingênuo Rubião acaba por entrar de cabeça nos planos do casal. O final será supreendente com Rubião a proferir a famosa frase “Ao vencedor, as batatas”.
Mas, de fato, são os jogos de sedução e simulação do casal e, principalmente de Sofia, que dão o verdadeiro tempero desta obra-prima: Quincas Borba de Machado de Assis. (Bibliotecas, livrarias, sebos, internet etc.)
Ouça aqui o programa:
[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/0177-machado-de-assis-quincas-borba.mp3]