HELENA

Machado de Assis

O trama deste romance de Machado de Assis nos trás a história de uma moça que, de uma forma inesperada, sobe na escala social.

Helena, moça simples estudante interna de um colégio no Bairro de Botafogo, inesperadamente se vê herdeira do rico Conselheiro Vale. No testamento também consta que Helena é sua filha, segredo que o conselheiro o mantivera até a morte. Helena passa a viver com Úrsula, irmã do conselheiro, Estácio, agora meio-irmão, Dr. Camargo, amigo de Vale e médico da família, e Eugênia, filha do Dr. Camargo.

Helena, em face de seu temperamento expansivo e comunicativo, conquista a afeição de todos. Mas também inspira paixões em pessoas que, por algum motivo, não se podem consumar.

A trama apresenta ainda outros mistérios e surpresas. Livro ideal para jovens e pessoas românticas em geral, não decepcionará os demais leitores porque já traz, no estilo, a marca registrada de seu autor. Estou falando do romance Helena, escrito por Machado de Assis.

Ouça aqui o programa:

[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/0176-machado-de-assis-helena.mp3]
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.