ENSAIO DE UMA VIDA BANDIDA

Leandro França
Juruá Editora

“Hoje é nove de dezembro de mil novecentos e noventa e seis: o dia em que mataram um bandido; o dia em que o meu herói morreu”.

É com o lamento assim, feito por uma personagem que se inicia o novo livro de Leandro França. Obra que resgata a história de Leonardo Pareja, o carismático criminoso que se tornou célebre por suas ações ousadas e espetaculares.

Baseado nos fatos reais, o enredo traz duas histórias paralelas que conduzem o leitor às tragicômicas proezas de um cangaceiro pós-moderno.

Assim estruturada, a novela literária envolve o leitor em uma armadilha: hipnotizado pela encenação, encantado pelos atores – neles incluída a persona do bandido –, o leitor se aproxima de tal forma do enredo que, não é arriscado afirmar, descobre-se cúmplice do mesmo.

A dica de hoje é Ensaio de uma Vida Bandida de Leandro França, publicação de Juruá Editora.


“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 Response to ENSAIO DE UMA VIDA BANDIDA

  1. Alexandra disse:

    Nossa velho a viida desse kra e uma verdadeira adrelina meu Se eu fosse da epoca dele AxO que nun pensaria duas vezes Para ter uma viida igual..
    Zuera meu adimiro muito mais uma vida dessa so para quem pode i adimiro muito quem fez esse livro fiiko otiimo tanto esse quanto o “Pareja vida bandida” Falo iirmaO fiikem na paz…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.