Hoje falaremos sobre a obra romanesca de Machado de Assis. Ele escreveu ao todo nove romances publicados entre 1872 e 1908, ano em que veio a falecer.
Sua obra romanesca é, em geral, classificada em duas fases: a) a romântica na qual se inserem seus quatro primeiros romances; e b) a realista composta pelos cinco últimos.
São considerados românticos, os títulos Ressureição; A mão e a luva; Helena e Iaiá Garcia. Os realistas seriam Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó; e Memorial de Aires.
Muitos consideram essa divisão é meramente didática. Na verdade, Machado está acima de classificações desse tipo. Para muitos críticos é o escritor da transição entre romantismo e realismo.
Para outros, é um gênio ou mestre, ou seja está entre os formadores da literatura brasileira. E dessa forma irá influenciar os futuros escritores. Em todo caso, aquela divisão serve para uma orientação à leitura.
Os iniciantes em Machado sentirão maior prazer nos livros chamados românticos; os mais afeitos à leitura vão preferir os livros considerados realistas. Internet (serviços de busca); bibliotecas públicas.
Ouça aqui o programa:
[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/0175-machado-de-assis-obra-romanesca.mp3]