Paulo Lins
Cia. das Letras
O filme “Cidade de Deus” teve o merecido sucesso de público e de crítica. Ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais. O livro que deu origem ao filme é menos conhecido, o que é muito comum.
Conheci uma moça que havia assistido 8 vezes ao filme “O nome da Rosa”. Perguntei-lhe se lera o livro de Umberto Eco. Não, não lera. Eu lhe disse que o livro era muito melhor e prontifiquei a emprestar-lhe. Ela não demonstrou muito interesse. É uma pena, porque, naquele caso, o livro era infinitamente superior ao filme.
Consideradas as proporções, Paulo Lins, o autor de Cidade de Deus tem mais sorte que o italiano Umberto Eco. A Editora Companhia da Letras acaba de lançar uma edição comemorativa dos dez anos deste romance que nos brinda ainda com análises dos conhecidos críticos literários Roberto Schwarz e Vilma Áreas.
A história é baseada em fatos reais e acompanha as transformações sofridas pelo bairro carioca Cidade de Deus. Ali, o tráfico de drogas substituiu a pequena marginalidade comum a maioria dos bairros pobres.
O autor, Paulo Lins, nasceu no Rio de Janeiro em 1958, e também escreveu poemas publicados no livro Sobre o Sol da Ed. da UFRJ. O livro Cidade de Deus, de Paulo Lins, foi republicado pela Cia. das Letras.
“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.