No final da tarde do dia 14 de novembro de 2007, véspera do “feriadão”, o trânsito de São Paulo deu um nó, como sempre acontece nessas ocasiões — e nem havia ainda começado a chover! O resultado foi quase duas horas de atraso na cerimônia de abertura do 1º Salão Nacional do Jornalista Escritor, marcada para as 17h30.
Uma cerimônia simples e objetiva, diga-se de passagem, como convém a um evento de jornalistas. Começou com a execução do Hino Nacional pelo Coral da Gente, infantil. Depois, falaram Audálio Dantas; o Presidente da ABI, Maurício Azêdo; o Presidente da UBE, Levi Ferrari; o Diretor Industrial da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Teiji Tomioka; e o Presidente do Memorial da América Latina, Fernando Leça, como anfitrião e representante do Governador José Serra.
Leça encurtou ainda mais o seu já breve discurso no encerramento da cerimônia ao perceber a chegada do bibliófilo José Mindlin, representante da Academia Brasileira de Letras, após duas horas preso no trânsito. Mindlin, 93 anos, emocionou o público ao falar de sua fé inabalável nos bons destinos do país.
Comissão de Honra:
José Mindlin (acadêmico e bibliófilo), Antonio Candido (professor e crítico literário), Ariano Suassuna (escritor), Danilo Santos de Miranda (Diretor regional do Sesc São Paulo), João Sayad (Secretário da Cultura de São Paulo), Hubert Alquéres (Presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo), Thomaz Souto Corrêa (Vice-presidente da Editora Abril), Sérgio de Souza (editor da revista Caros Amigos), Cícero Sandroni (Secretário-geral da Academia Brasileira de Letras), Levi Bucalem Ferrari (Presidente da UBE — União Brasileira de Escritores), Roseli Boschini (Presidente da Câmara Brasileira do Livro), Vitor Tavares (Presidente da Associação Nacional de Livrarias). Essas instituições também participaram como apoiadoras institucionais do evento.
Gostaria de indicar o site http://revistalusofonia.wordpress.com/2009/07/05/o-luso-brasileiro-dr-fernando-leca-preside-a-fundacao-memorial-da-america-latina/, que na edição de Julho tem postada a entrevista do Dr° Fernando Leça presidente da Fundação Memorial da América Latina.
Fabíola Nese