Antonio Possidonio Sampaio
Alpharrábio Edições
A obra do escritor Antonio Possidonio Sampaio vem ganhando destaque a cada livro. Principalmente por ser ele o único ficcionista a registrar em livro, nas últimas três décadas, o imaginário das lutas operárias no ABC paulista.
Possidonio começou a escrever sobre os trabalhadores da indústria automobilística, suas lutas reivindicatórias e políticas, em forma de romance, crônica e diário, com a publicação do livro A Capital do Automóvel – na voz dos operários (Edições Populares).
Noutro livro, Andanças com Salvador Bahia, o autor aborda suas andanças por várias cidades brasileiras, inclusive São Paulo e Santo André. A viagem é interrompida por conta da morte do ex-prefeito Celso Daniel em janeiro de 2002. Esse bárbaro assassinato, que causou enorme repercussão nacional, indignou o autor que não conseguiu terminar o livro que estava escrevendo. Daí o título Viagem Interrompida.
Recentemente, a Alpharrabio Edições publicou No ABC dos Peões, que reúne 3 dos livros citados. É leitura
indispensável para quem quer conhecer as lutas operárias do ABC, e o modo de viver e pensar daqueles peões, tudo escrito de uma forma agradável e de surpreendente beleza literária.
“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.