AS VIÚVAS DAS QUINTAS-FEIRAS

Claudia Piñero
Ed. Objetiva

Poderia ocorrer em qualquer bairro grã-fino de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou qualquer grande cidade brasileira. Mulheres se preocupam com jardins e piscinas. Homens fecham negócios nas quadras esportivas. Adolescentes bebem e fumam maconha no parque infantil. Mas o romance policial As viúvas das quintas-feiras se passa em Buenos Aires, a capital da Argentina.

O apelo mais usado pelos vendedores de imóveis, lá como aqui, é a segurança. Daí a idéia de se morar em condomínios de luxo longe do perigo da cidade grande. Mas a tranqüilidade aparente de “Altos de las Cascadas”, um desses supostos paraísos, sai da rotina quando 3 homens aparecem mortos na piscina.

Tem início uma trama cheia de surpresas que prenderá a atenção do leitor, ele também – como todos nós – assustados com a violência urbana e seu alcance cada vez maior.

As viúvas das quintas-feiras de Claudia Piñero vendeu 150 mil exemplares na Argentina. Recebeu o prêmio “Clarín de romance” em 2005, concurso que teve entre os jurados, o Prêmio Nobel português José Saramago.


“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.