O ANÃO E OS GIGANTES

Mário de Andrade, Guimarães Rosa e Gabriel García Márquez
Ed. Paz e Terra

O anão no caso é o livro. Livro de bolso, pequeno e barato, da Coleção Leitura, Editora Paz e Terra. Mas, como diz o ditado, nos menores frascos estão os melhores perfumes. E o livrinho nos brinda com três gigantes da literatura.

São três obras-primas sob a forma de conto: O Besouro e a Rosa, de Mário de Andrade; São Marcos, de Guimarães Rosa; e A Mulher que chegava às Seis, de Gabriel Gárcia Márquez.

O conto de Mário, bastante envolvente, trata do despertar de uma adolescente para os mistérios do amor. Vamos curtir também a linguagem ousada e bem-humorada deste mestre do modernismo brasileiro.

Guimarães Rosa está em um de seus melhores momentos no conto São Marcos. Cuida da vida nos confins do sertão, com a presença da floresta e seus mistérios. As assombrações e os feitiços. E o jeito de falar do sertanejo magistralmente re-elaborado pelo autor.

O último conto, A mulher que chegava às seis, foi escrito pelo prêmio Nobel colombiano Gabriel Gárcia Márquez. O mesmo de Cem anos de solidão. Aqui a personagem central é uma mulher misteriosa cujo enigma vai sendo decifrado aos poucos, e tão bem, que você terá vontade de ler o conto outra vez.

Atenção: o livro não tem nome, o que aparece na capa são os títulos dos contos e seus autores. É uma publicação da Editora Paz e Terra.


“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.