Nilza Amaral
Ed. Protexto
Apesar do sugestivo nome, não se trata de um livro de poesia, mas de mais um romance da consagrada escritora Nilza Amaral, detentora de diversos prêmios literários, e atual vice-presidente da União Brasileira de Escritores.
O personagem principal desta obra é Jeová, um habitante de segunda classe da grande cidade que interage com as demais personagens procurando a verdade. Durante o desenrolar da trama descobre que a verdade de cada um é a que conta.
A partir do seu encontro com a jornalista de primeira viagem, a recém formada Wilma, ambiciosa e sem escrúpulos, vai sendo introduzido em novos mundos e descobrindo o poder e a ambição reinantes no coração dos indivíduos.
Povoada de personagens proprietários do poder, a novela aos poucos vai delineando o perfil da sociedade vigente, opressora e dominadora. A época é a atual, o cenário é a cidade grande do capitalismo selvagem e dos formadores das mentes. A poética do Caos de Nilza Amaral é uma publicação da Editora Protexto, de Curitiba.
“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Sobre levi
Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos.
Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo.
Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em
ESTANTE e marcada com a tag
cidades,
ficção,
literatura brasileira,
Nilza Amaral,
outras palavras,
romance. Adicione o
link permanente aos seus favoritos.