Sérgio Porto – Stanislaw Ponte Preta
Ed. Agir
Este é o nome de um dos livros do grande cronista Sérgio Porto, um dos maiores de todos os tempos. Ele era mais conhecido por seu pseudônimo, Stanislaw Ponte Preta, um extremado gozador e bon vivant que transformava tudo em piada.
Ironizou e muito até os militares em plena ditadura. Também compositor popular foi autor do célebre Samba do Crioulo Doido que depois virou expressão popular para traduzir situações confusas ou discursos sem sentido.
A casa demolida que dá nome ao livro é também o nome de uma de suas melhores crônicas. Ela coloca em primeiro plano a delicadeza da memória e a ação do tempo sobre as coisas. A casa onde Stanislaw, ou melhor Sérgio Porto, morou em Copacabana, RJ, foi demolida para dar lugar a um prédio do qual ele se tornou morador. Naquele espaço se depositam as lembranças de uma vida; lembranças que irrompem no presente sem mais nem menos.
Como o próprio autor afirmou, “ao homem não é dado nenhum poder sobre a memória, tampouco qualquer controle sobre as sutilezas”. Vamos lembrar do saudoso Stanislaw Ponte Preta, lendo seu livro A casa demolida, publicada em nome de Sérgio Porto pela Editora Agir.
“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.