Carola Saavedra
Cia. das Letras
Num divã de analista, no Rio de Janeiro, Laura fala de sua relação com um homem casado e com um estranho que conheceu numa sessão de cinema. Muito longe dali, em Frankfurt, o latino-americano Javier tem um caso com uma estudante de antropologia chamada Ulrike.
Conforme o livro se desenrola, episódios aparentemente desconectados vão tecendo uma surpreendente trama de encontros e desencontros amorosos. É preciso ler as entrelinhas das diferentes vozes que compõem o mosaico, principalmente as de Laura e Javier. A dela é apaixonada e dispersa, recheada de pistas fragmentadas. Inclui a relação com o homem casado e sonhos que podem guardar um significado sombrio. Já a voz de Javier é racional e melancólica, detalhista em suas descrições do cotidiano num país estranho.
Toda terça alterna drama e um sutil senso de comédia, é um retrato de como essas personalidades são construídas no mundo contemporâneo. Um mundo cheio de barreiras econômicas e sociais, desencantado com a perda dos grandes ideais coletivos, mas com caminhos ainda abertos para quem busca, mesmo de forma pouco convencional, o conforto dos afetos possíveis.
Carola Saavedra nasceu em Santiago do Chile, em 1973, e veio com a família para o Brasil três anos depois. Morou na Alemanha, onde concluiu um mestrado em comunicação, e também na Espanha e na França. Hoje vive no Rio de Janeiro e é escritora e tradutora. Em 2005, publicou o livro de contos Do lado de fora (Editora 7Letras).
“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.