O assunto de hoje é Nova York. Sim, caro amigo, é isso mesmo. A capital cultural dos Estados Unidos acaba de ganhar sua primeira biblioteca brasileira. A iniciativa partiu do escritor pernambucano Domício Coutinho, presidente da União Brasileira de Escritores – Seção Nova York. Radicado na cidade há quase meio século, Coutinho sonhava há alguns anos em abrir um espaço dedicado somente à cultura brasileira e à língua portuguesa.
Agora o sonho virou realidade. A biblioteca “Sala Machado de Assis” foi inaugurada como parte do Centro Cultural Brasil, um espaço que também vai abrigar exposições de artes plásticas e exibições de filmes brasileiros.
O presidente da UBE-NY visa principalmente atender aos brasileiros que residem na região. Eles têm muita dificuldade em encontrar livros de literatura brasileira. Agora ficou mais fácil. Basta procurar a Biblioteca Machado de Assis no Centro Cultural Brasil.
Ouça aqui o programa:
[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/outraspalavras_017-nova-york.mp3]
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Sobre levi
Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos.
Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo.
Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.