Audálio Dantas (Org.)
Ed. SENAC
Bagdá, março de 2002, um ano antes da invasão pelos EUA, Simpósio sobre Globalização.
Audálio Dantas aproveita para fazer uma matéria sobre o país. Eu o ajudava na tradução. Perguntamos a um comerciante se ele achava que o Sadam Hussein era ditador. Loucura. Mas, a resposta foi engraçada: ditador era o Felipe Scolari (técnico) porque não queria escalar o Romário para a Copa do Mundo daquele ano.
Eu aprendi uma lição básica: repórter é a pessoa que faz perguntas. É esse também o eixo do livro Repórteres. Seus autores são alguns dos mais competentes jornalistas brasileiros: Caco Barcellos, Carlos Wagner, Domingos Meirelles, Joel Silveira, José Hamilton Ribeiro, Lúcio Flávio Pinto, Luis Fernando Mercadante, Marcos Faerman, Mauro Santayana e Ricardo Kotsho, além do próprio Audálio Dantas que também é organizador do livro.
Cada um desses gigantes nos conta como fez alguma reportagem, como se infiltrou entre bandidos mafiosos, dormiu em acampamentos militares ou esteve sob fogo cruzado, sofreu perseguições e ameaças, correu riscos. Tudo isso para fazer as perguntas certas às pessoas e momentos certos.
Joel Silveira cobriu a II Grande Guerra; José Hamilton Ribeiro perdeu uma perna no Vietnã; e as histórias dos demais não são muito diferentes. Para o leitor comum, Repórteres é um bom livro de aventuras – escritas por mestres da palavra. Para jornalistas e estudantes, trata-se de um livro didático, de leitura obrigatória.
Ouça aqui o programa:
[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/0094-audalio-dantas-org-reporteres.mp3]