Contemporâneas traz depoimentos de alguns dos mais importantes pensadores acerca de questões envolvendo o homem dentro das metrópoles. As reflexões desenvolvidas por esses pensadores – urbanistas, sociólogos, compositores e arquitetos – consideram as difíceis relações entre o ambiente urbano, a cultura das cidades e os relacionamentos humanos.
Entre as questões levantadas nas reflexões, destaca-se a observação de que a vida em metrópole é algo novo para o homem – sendo assim, também os problemas decorrentes dessa aclimatação.
O volume traz depoimentos de Dietmar Kamper, Ulrich Reck, Paulo Mendes da Rocha, Milton Santos, Aziz Ab´Sáber, Raquel Rolnik, Regina Meyer, Paulinho da Viola, Cristiano Mascaro e Contardo Calligaris.
No prefácio de Contemporâneas, o escritor Ivan Angelo destaca: “Esta é uma reunião de gente que pensa. Estamos aqui para conversar sobre a nossa sociedade, o País, as nossas cidades, os brasileiros, o mundo. Prestem atenção nas palavras deles. Ou, se quiserem, discutam, contestem. Eles falam é de vocês, de nós, da vida e do que fizemos dela.”
E Dietmar Kamper acrescenta: “Os próprios meios de comunicação, no fundo, são fascistas. Eles só querem a realidade de um corpo estendido no chão. É isso o que eles procuram. É difícil ver o que é a realidade, porque as pessoas se transformam quando as câmaras são ligadas.”
“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.