Atividade com o livro ABC da robótica, envolvendo sua leitura e a confecção de “robôs” pela criançada da escola Vilage do Sol (instagram.com/escolavilagedosolcg), situada em Campina Grande, na Paraíba.
A professora Elizângela Vilar relatou essa atividade, onde as crianças trabalharam a criatividade recriando capas do livro e construindo “robôs” com materiais recicláveis, envolvendo também a participação dos pais. O projeto culminou em uma apresentação pública, ligada ao tema “Descobrindo o mundo com o coração e tecnologia”.
A professora Elizângela Maria Vilar Castanha mandou-nos o seguinte relato sobre a atividade:
Sou professora da Escola Vilage do Sol e trabalho com a turma do Infantil 5, composta por alunos de 5 a 6 anos. A escolha do livro baseou-se na combinação de imagens e textos ilustrados e coloridos, que facilitam a aprendizagem e a compreensão das crianças. O conteúdo foi dividido pelas letras dos verbetes, permitindo que cada criança trabalhasse com uma ou mais delas, preparando-se para a apresentação final.
A introdução do livro foi feita destacando suas imagens, com ênfase especial na capa. A partir dessa observação, as crianças foram incentivadas a usar a criatividade e desenvolver sua própria interpretação visual, recriando a capa do livro de maneira original. Utilizamos diversos materiais, como lápis de cor, papel e outros recursos que estimularam o trabalho artístico.
Além disso, realizamos um passeio criativo, onde as crianças puderam explorar materiais recicláveis, como caixas, latas, canos, arames, molas, papéis e tampas, para dar forma a suas ideias. Esse processo foi realizado em um ambiente colaborativo, envolvendo também os pais, que participaram ativamente na construção de “robôs” com seus filhos. Essa experiência proporcionou momentos de grande interação familiar e diversão, enquanto explorávamos a criatividade das crianças.
O projeto resultou em uma bela apresentação pública, onde cada criança pôde mostrar seu trabalho e sua identidade através das criações. Ao final, fizemos uma releitura do ABC da Robótica, conectando o projeto ao tema anual da escola: “Descobrindo o mundo com o coração e tecnologia”. Foi uma jornada enriquecedora, que uniu aprendizado, criatividade e laços familiares.
Os alunos do Infantil apresentaram com orgulho os “robôs” criados a partir de materiais recicláveis, em um projeto que uniu criatividade, aprendizagem e colaboração familiar.
Benjamin, Caio Vitor, Hannah Sophia, Isaac, Mabelly, Maria Eduarda, Maria Letycia, Maria Luísa, Miguel, Pedro Wagner, Rebecca Eloah e Samuel.
Ouça a Professora Elis narrando
um pouco da experiência com a atividade:
A professora conta como descobriu o ABC da Robótica e como o livro a inspirou de imediato, principalmente por trabalhar com o alfabeto, algo central no aprendizado das crianças do Infantil 5. Ela se encantou com a proposta criativa do livro, que associa cada letra do alfabeto a conceitos de robótica, e decidiu utilizá-lo para envolver seus alunos em atividades pedagógicas.
Após adquirir o livro, ela começou a planejar as atividades, dividindo as letras entre os alunos para que cada um se concentrasse em uma ou mais. A professora apresentou o livro enfatizando a capa, incentivando os alunos a recriá-la de maneira criativa com materiais como lápis de cor, papel e outros recursos. As crianças também participaram de um “passeio criativo”, usando materiais recicláveis (caixas, latas, canos, arames, molas, etc.) para construir robôs, o que gerou grande diversão e aprendizado. Esse processo envolveu a participação ativa das famílias, que colaboraram na criação dos robôs com os filhos.
Ao final, a professora organizou uma apresentação pública, onde cada aluno mostrou seu trabalho, agradecendo a participação do público com gestos de robôs, uma ideia tirada do próprio livro. Ela destacou a emoção de uma mãe ao ver seu filho autista participar, representando a letra “R” como um robô. Mesmo com dificuldades de pronúncia, o aluno vestiu uma fantasia criativa de robô, feita de TNT, e participou ativamente, o que foi muito significativo para todos.
Além da construção dos robôs e das apresentações, a professora expôs imagens e figuras do livro, incluindo informações sobre a origem da palavra “robô”, que foram discutidas com os alunos. As releituras da capa do livro também foram exibidas em quadrinhos na mesa, criando um ambiente lúdico e interativo.
Ela menciona como o livro, voltado originalmente para crianças mais velhas, foi adaptado para sua turma de 5 e 6 anos, usando criatividade para trabalhar de forma adequada à faixa etária. A professora também dividiu as letras entre os alunos, adaptando o conteúdo para que todos participassem de maneira ativa, inclusive aqueles mais tímidos.
A atividade foi documentada com fotos, que foram usadas para o portfólio dos alunos. Ela explica que pretende organizar tudo, tirar novas fotos das releituras e robôs, e incluir no projeto final. Ela destacou como foi uma experiência enriquecedora, com a participação dos alunos, dos pais e com resultados que superaram suas expectativas, tanto no engajamento quanto no desenvolvimento pedagógico e criativo dos alunos.