O podcast Ernesto Responde, apresentado por Ernesto Haberkorn e produzido por Anderson Oliveira, traz discussões práticas e inspiradoras sobre gestão empresarial, tecnologia e educação, com entrevistas exclusivas e insights de especialistas. Voltado para empreendedores e curiosos sobre o futuro da tecnologia, o programa conecta o público a temas relevantes de forma acessível e dinâmica.
A entrevista com Carlos Seabra e Sérgio Maciel sobre a obra ABC da robótica abordou a importância da robótica na educação, especialmente para crianças. Os autores da obra defenderam que a robótica deve ser ensinada desde cedo, como uma forma de preparar os jovens para um futuro em que as tecnologias serão ainda mais integradas ao dia a dia. A robótica, segundo eles, não só desenvolve habilidades técnicas, como também promove o trabalho em equipe, o pensamento lógico e a resolução de problemas.
Os autores destacaram o uso de kits de robótica em escolas, como o Sesi, que utilizam peças de Lego e programação em linguagens visuais, como Scratch. Isso facilita o aprendizado de crianças mais novas e promove a lógica por trás da programação. Eles também ressaltam a importância de aprender com os erros, vendo-os como parte essencial do processo de aprendizado.
A robótica já está presente em vários setores, como a indústria automobilística e a agricultura, e o Brasil tem potencial para se destacar mais, mas ainda enfrenta desafios. As escolas particulares estão à frente no ensino da robótica, enquanto as escolas públicas começam a incorporá-la com apoio governamental. Eles mencionam também a relevância de políticas públicas que garantam o acesso equitativo a essa educação.
Além de aspectos técnicos, a conversa abordou a influência da robótica nas relações de trabalho e a necessidade de equilibrar seu impacto positivo com possíveis efeitos sociais negativos, como o desemprego.
Por fim, eles apresentam o livro ABC da robótica, que é uma forma lúdica e educativa de introduzir as crianças ao mundo da robótica e da tecnologia, com linguagem acessível e ilustrações divertidas, incentivando o aprendizado e a criatividade.
Além de discutirem a importância da robótica na educação e seus impactos futuros, Carlos Seabra e Sérgio Maciel também expressaram o desejo de levar esse conhecimento diretamente às escolas. Eles estão abertos a convites para palestras, oficinas e outros eventos educativos, onde podem compartilhar suas experiências sobre o uso da robótica e outras tecnologias de forma criativa e pedagógica.
Suas palestras e oficinas não se limitam apenas à robótica, mas também abordam a integração de tecnologia com a educação de maneira geral, incluindo jogos, produção de blogs, literatura e outros projetos lúdicos. Eles acreditam que essas iniciativas podem enriquecer o ensino e ajudar professores a utilizarem a robótica e a tecnologia de maneira mais dinâmica e eficaz em sala de aula.
Com isso, eles esperam que as escolas, tanto públicas quanto privadas, se sintam motivadas a convidá-los para eventos que inspirem alunos e educadores a explorar todo o potencial da robótica, transformando a forma como vemos o aprendizado e o futuro do trabalho.