ANTOLOGIA CONTOS DA UBE

Apresentação
Levi Bucalem Ferrari

Este livro contém vinte contos de autores associados à União Brasileira de Escritores, UBE. É resultado de uma idéia surgida em conversas entre seus organizadores que também se encarregaram de convidar alguns participantes. A idéia pegou e, num ou noutro caso, os primeiros convidados indicaram outros que ora se somam nesta coletânea. Alguns bons contistas da UBE não puderam ser incluídos, por motivos diversos, mas se farão presentes em antologias futuras.

O conto poderia ser inédito ou não e o tema era livre. Por isso, este livro contém o que cada autor considerou mais adequado ao tipo de publicação. E que, certamente, está entre o que de melhor tem produzido. A liberdade temática proporcionou gama exponencial de combinações entre abordagens, fabulação, estruturas narrativas, estilos e tudo o mais que se configura no fazer literário. E, particularmente, nesta sua forma tão apreciada quanto difícil, a da narrativa curta.

Entre os autores, o leitor encontrará contistas consagrados, nomes inscritos definitivamente nos quadros da literatura brasileira e de língua portuguesa, alguns com obras traduzidas para diversos idiomas. Outros excelentes autores, ainda que menos conhecidos, fazem companhia aos primeiros. E dão conta da responsabilidade ao oferecerem texto da melhor qualidade.

No mesmo diapasão, encontram-se alguns polígrafos que, mais conhecidos por sua produção em outros gêneros literários, logram na narrativa curta, o mesmo êxito já experimentado em outras formas de expressão gráfica.

Esta antologia é o primeiro produto do contrato firmado entre a UBE e a Global Editora e não pretende ser o último. Longe disso, as duas partes prevém, para os anos vindouros, coletâneas de outros gêneros literários. A preocupação de ambos é a de oferecer ao leitor bens culturais da melhor qualidade literária e editorial.

Os organizadores desta coletânea agradecem aos participantes que demonstraram sua confiança neste projeto pioneiro, portanto, mais sujeito a falhas. Merecem agradecimentos especiais os colegas Betty Vidigal, Caio Porfírio Carneiro, Carlos Seabra, Rosani Abou Adal e Rui Veiga pelas notáveis contribuições.

Compete, agora, ao leitor a degustação e o veredito final.

Uma resposta a ANTOLOGIA CONTOS DA UBE

  1. Pingback: Blog do Levi » Blog Archive » 27/11 - ANTOLOGIA DE CONTOS DA UBE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *