Meu destino é ser onça

Alberto Musa
Ed. Record

Neste livro, o escritor premiado Alberto Mussa, parte de um pressuposto curioso, mas não inverossímel: o de que a grande maioria dos atuais brasileiros descende de índios. Garanto-lhes que o autor não está sozinho. Somam com ele nomes como Darcy Ribeiro, Euclides da Cunha e muitos outros.

A partir daí, o autor resolveu, neste livro, restaurar um antigo mito tupinambá que trata da origem do universo. Ele foi descrito por vários viajantes que, nos séculos 16 e 17, ouviram tais relatos. E alguns destes ouvintes os registraram por escrito. Entre eles o padre francês André Thévet.

Num trabalho de fôlego, Alberto Mussa se pôs a comparar as várias versões do mito, a ordená-las e a preencher criteriosamente as lacunas encontradas. Recorreu inclusive à tradução de trechos do tupi antigo, também chamado de língua geral. Esta sistematização das línguas tupis foi, no período, a língua mais falada no Brasil.

Com este trabalho admirável, o autor nos oferece a oportunidade de conhecermos um pouco mais sobre nossa formação cultural, sobre nós mesmos como nação tão singular.

“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.