AMOR DESVAIRADO, AMOR MADURO

Discurso Urbano
Izacyl Guimarães Ferreira

Ninguém tem certeza, mas o mais provável é que o homo sapiens tenha perambulado como nômade por mais de 250 mil anos até que descobriu que a semente da fruta que comera germinou árvore idêntica àquela de onde colhera os frutos. Também que alguns animais, até então mera caça, poderiam ser criados e procriar-se em cativeiro, fornecendo-lhe (ao homem) outros produtos e serviços além da carne.

Pronto. Estavam plantadas as sementes da primeira e maior revolução que a humanidade conheceria, a revolução agrícola. Já não seria necessário vagarmos pelo desconhecido como as outras feras em busca de comida, água e abrigo. Paremos por aqui mesmo, ponderou o mais esperto, a safra promete e o gado está a engordar, a fornecer também leite e sua força para o arado e o transporte. Certamente este líder, se homem, foi influenciado por alguma, ou todas as mulheres, cansadas de transportar os filhos, fora e dentro do ventre, pelas inseguranças do mundo.

Erguer abrigos menos provisórios, mais seguros, daí a casa, daí a cidade, daí formas menos incipientes de convivência. Organização social com regras claras, se possível escritas; escritas também as façanhas de nossos lendários heróis, os cânticos usados nos rituais. A cidade nasce com a poesia. E vice-versa.

Passeie pelos séculos e note  que as grandes capitais dos impérios orientais constituirão a panela na qual se cozinha a cultura das formações sociais com muito mais pressa e sabor que no campo. Quanto ao ocidente, perceba que a Polis grega é o pilar da civilização. Aproveite e pergunte ao Aristóteles se a História ou a Poesia poderiam ser feitas no campo. Qual é, Mané? Responderia para concluir. E tem mais: Você acha que o Sófocles ou o Eurípedes encenariam aquele teatro sofisticado numa plantação de oliveiras ou pasto de cabras? Eles querem público. E de qualidade.

Na seqüência, o Império Romano urbanizaria o mundo conhecido.

E foi com sua queda que a barbárie tomou conta. Pelo menos no ocidente regredimos muito ao esvaziar as cidades e voltar para o campo onde se concentraria, por muito tempo, o poder de senhores feudais e da Igreja. Tempo de reis e nobres analfabetos e bestiais. Tudo bem para a Igreja daquele tempo, a dominar pela superstição e medo do inferno. E algumas bruxas para assar de vez em quando. Chegaram a milhões.

Enquanto isso, à sombra do castelo ou longe dele, nos portos e confluências de rios, as cidades renasciam, fênix civilizatória. Artesãos, comerciantes e muitos outros fogem para lá para se verem livres do jugo feudal. Gênova e Amsterdã inventam barcos e bancos; Veneza, a República; e Florença o Leonardo, o Michelangelo, o Galileu, o Maquiavel, o Dante… Nem precisava tanto.

Cervantes põe a pá de cal nos últimos valores feudais, tratando-os com ironia e malícia. Através dele, o poder burguês inventou sua forma de manifestação predileta, o romance, aquela coisa ambígua e urbana se comparada às gestas que elogiavam heróis e príncipes sempre cristãos.

A cidade volta a ser, e será até hoje, o espaço da reconstrução civilizatória. E não só o do triunfo do pensamento e viver burgueses como o de outras teorias que cobram mais efetividade na promessa de liberdade, igualdade e fraternidade. Então era só a formal? Queremos mais, busca-se a superação, iluminismo, romantismo, idealismo, materialismo. Sempre na cidade, a ponto de Marx ter usado a expressão “idiotia rural”.

Chega. Agora é curtir a poesia urbana de Izacyl Guimarães Ferreira, refinadíssimo poeta de trovar claro, amante apologético da civilização, da cultura e da liberdade. Noutras palavras, da cidade e de sua melhor poesia.

São Paulo, 16 de outubro de 2007.


Resenha publicada no site Leia Livro em 2008.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em CRÍTICA e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 Response to AMOR DESVAIRADO, AMOR MADURO

  1. Pingback: Blog do Levi » Blog Archive » NOITE DE AUTÓGRAFOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.