Histórico

A primeira publicação do livro Como elaborar projetos culturais se deu no ano de 2003 durante oficinas que a autora ministrou em Alagoas. Regina Célia Barbosa coordenava a Organização Cultural Ideário que tinha como uma de suas metas a democratização das informações para o fortalecimento dos movimentos culturais locais.

A Ideário promoveu diversos cursos e oficinas de elaboração de projetos e produção cultural tendo este livro como base de material didático. A primeira edição aconteceu como uma brochura de menos de 50 páginas, publicação independente da Ideário. No ano de 2007, a autora ampliou a pesquisa, atualizou as informações, contando com o apoio do Sebrae/AL e outras empresas locais, lançando uma edição com ampliação de páginas e informações.

A história desta publicação acompanhou o período em que o Brasil, por ocasião dos primeiros governos Lula da Silva, tendo Gilberto Gil no Ministério da Cultura, vivenciou uma efervescência das políticas culturais, com diversos programas sendo gestados e executados, editais sendo lançados.

Regina Célia Barbosa, além de escritora, atuava então como produtora cultural, coordenando diversos projetos culturais. A autora participou ativamente de diversos fóruns, congressos, seminários e grupos de estudos. Em 2010, houve novas pesquisas e mais atualizações; esta edição foi publicada pela Ideário, em parceria com a Vento Nordeste, contando com apoio do BNB – Banco do Nordeste do Brasil.

No ano de 2022 a autora iniciou novos processos de pesquisa e de atualização dos dados, em 2023 lançou a nova edição do livro Como elaborar projetos culturais totalmente revisada e atualizada, pra ser disponibilizada em livrarias físicas e online, em formato impresso e digital. 

A obra é uma publicação do Estúdio Aspas (São Paulo, SP) em coedição com a Vento Nordeste Edições (Recife, PE) e conta com a supervisão editorial de Carlos Seabra e de Erika Neves.