Considerado um dos maiores escritores brasileiros, esse alagoano de Quebrangulo, nos deixou obras- primas que merecem ser lidas. Foi o expoente do chamado ciclo regional do Nordeste.
Dizem os críticos que sua linguagem é seca como a do semi-árido do sertão nordestino: seca e exata, não há uma palavra a mais, não há adjetivos a não ser quando absolutamente necessários.
Outro aspecto interessante é o de que o Mestre Graça, como era chamado pelos amigos, escreveu algumas de suas obras-primas do ponto de vista das próprias personagens. São elas, o vaqueiro, o retirante, o fazendeiro e até uma cachorra chamada Baleia.
Três de suas obras foram adaptadas ao cinema: São Bernardo, Memórias do Cárcere e Vidas Secas, esta dirigida como filme por Nelson Pereira dos Santos. Eu também acho que elas estão entre as melhores.
Graciliano foi militante político ligado ao antigo Partido Comunista Brasileiro tendo sido preso durante bastante tempo na Ilha Grande. Sua experiência como preso político está em outra de suas grandes obras: Memórias do Cárcere.
Tudo de Graciliano merece ser lido. Para que não o conhece sugiro começar por São Bernardo ou Vidas Secas.
Ouça aqui o programa:
[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/outraspalavras_011-graciliano-ramos.mp3]