O livro nasceu de uma pesquisa sobre as crônicas da antiguidade, os mitos e lendas da Mesopotâmia, como o dilúvio, este provocado pela subida das águas dos rios Tigre e Eufrates onde hoje é o Iraque.
A autora, Deana Barroqueiro, fez a releitura do Antigo Testamento, não com a inocência maravilhada da juventude, mas com a curiosidade e o distanciamento do estudioso.
Procurou uma linguagem poética e simbólica para o seu texto sem cair na vulgaridade, mas mantendo seu componente erótico original.
Disso resultou uma crônica da Antiguidade, cujo fio condutor seria a aventura dos sentidos, através do olhar magoado das mulheres e da sua luta pela existência.
Naquele mundo, elas eram consideradas como mercadoria e até hoje muito lhes é negado com base na interpretação ortodoxa dos textos conhecidos como sagrados. Entre as proibições, perdura o exercício pleno do sacerdócio.
“Outras Palavras” é o Programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura do Brasil.
Sobre levi
Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos.
Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo.
Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em
ESTANTE e marcada com a tag
Antigo Testamento,
antiguidade,
CRÔNICAS,
Deana Barroqueiro,
Editora Aquariana,
erótico,
Iraque,
lendas,
linguagem poética,
Mesopotâmia,
mitos,
sacerdócio,
sentidos. Adicione o
link permanente aos seus favoritos.