Lucília Junqueira de Almeida Prado
Ed. Conquista
Autora de 65 livros do segmento infanto-juvenil, a escritora paulista Lucília Junqueira de Almeida Prado aborda neste livro um pouco da história do imigrante japonês em São Paulo através da jovem Missayo Arassuna, natural da província de Shimane, próximo a Hiroshima, que desembarcou aqui nos idos de 1910.
Missayo trabalhou em fazenda de café, foi empregada doméstica até encontrar o amor em Taro, um belo patrício natural de Hiroshima que conheceu num domingo, no coreto de Ribeirão Preto. Com Taro, ela concretizou o sonho de formar uma família e criar seus filhos. Ao lado dele, Missayo continuou trabalhando na terra e pode, finalmente, plantar arroz no interior.
A trama é mesclada com fatos que marcaram o século passado, incluindo a queda da Bolsa de Nova York em 1929, a queima do café no governo Getúlio Vargas, e a Revolução Constitucionalista de 1932.