José Cândido de Carvalho
Ed. José Olympio
Este livro é do escritor fluminense José Cândido de Carvalho mais conhecido como autor da obra-prima O coronel e o lobisomem.
A história se ambienta em torno de latifúndios, usineiros pouco honestos cercados de capangas e do caráter discutível do fazendeiro Frederico, pusilânime e de ‘alma ressequida’.
Eduardo, seu sobrinho, é o narrador do romance e o analista da estranha personalidade do tio Frederico. Este é capaz de fazer vista grossa à arrogância de seus vizinhos fazendeiros, bem como ao caso que o próprio sobrinho mantém com a sua mulher, Lúcia.
O título do livro vem da frase que um padre, amigo de Frederico, sempre repete para ele quando o visita em sua fazenda São Martinho. O sacerdote, preocupado com a vidinha vazia de seu amigo, exorta-o a levar uma existência mais espiritual. ‘Olhar para o céu’ é se aproximar de Deus e se distanciar um pouco das questões fundiárias. Naturalmente, Frederico ignora os conselhos do amigo.