A UTOPIA BUROCRÁTICA DE MÁXIMO MODESTO

Dionísio Jacob
Cia das Letras

Máximo Modesto é um fiscal sanitário alçado inexplicavelmente a um cargo de gerente de uma instituição jurídica. O problema é que ele não sabe o que tem que fazer. Por isso escreve desesperados memorandos pedindo orientações para um superior que nunca lhe responde.

Esses engraçados memorandos se constituem na própria narrativa deste romance por cujas páginas desfilam uma fauna de personagens hilariantes, como muambeiros, hackers, dançarinos de sapateado espanhol. E apenas no final, o perplexo aprendiz de burocrata desvenda o enigma do seu misterioso cargo.

Livro surpreendente, criativo e cheio de humor nos mostra os aspectos absurdos e ridículos da burocracia. Mereceu Menção Honrosa no Prêmio Jabuti 2002, ficando entre os três melhores romances de 2001.

O livro é A utopia burocrática de Máximo Modesto. O autor, Dionísio Jacob. Publicado pela Companhia das Letras.

Ouça aqui o programa:

[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/0178-dionisio-jacob-a-utopia-burocratica-de-maximo-modesto.mp3]
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.