O autor do livro é Celso de Campos Jr. e foi publicado no centenário de nascimento do biografado, Adoniran Barbosa.
Assim, há cem anos nascia João Rubinato mais tarde conhecido como Adoniran Barbosa, compositor, cantor, ator, humorista e cidadão participante.
De fato, em plena ditadura militar, Adoniran animou as apresentações do Teatro de Ciências Sociais da USP a favor da anistia aos presos políticos.
No centenário de nascimento do maior sambista de São Paulo – e um dos grandes nomes da canção brasileira – nada mais indicado que a leitura de um bom livro.
O trabalho feito por Celso de Campos Jr. apresenta a vida de Adoniram com informações obtidas do material primário do museu dedicado ao compositor no Bixiga, e de entrevistas com pessoas que conviveram com o mestre.
E ainda pesquisas feitas em arquivos públicos, bibliotecas, centros culturais e bancos de dados de jornais.
Mas o livro não é somente uma biografia de Adoniran. Não apenas porque uma galeria de nomes das cenas paulistana e nacional povoa o livro. Mas porque o autor fundiu biografia e história, vida pessoal e vida social.
Assim, ele apresenta ao leitor, desde o norte da Itália, de onde vieram os pais de João Rubinato até um estúdio de rádio dos anos 1930, onde ele tenta tornar-se cantor.
O livro, repleto de fotos, proporciona também um passeio pela cidade ao tempo em que conviveu com seu principal intérprete de todos os tempos.