Roberto Bolaño – 2666

O livro é composto de cinco romances, interligados por dois dramas centrais: a busca por um autor sumido e uma série de assassinatos na fronteira do México com os Estados Unidos.

A primeira história narra a saga de quatro críticos europeus em busca de Benno von Archimboldi, um escritor alemão do qual não se conhecem fotos.

Na segunda, há a agonia de um professor mexicano às voltas com seus problemas existenciais.

O terceiro romance conta a história de um jornalista esportivo que se envolve com crimes cometidos contra mulheres da fictícia cidade de Santa Teresa, no México.

Na quarta parte do livro, esses crimes são narrados com a frieza e o distanciamento próprios da linguagem jornalística das páginas policiais.

E finalmente, na quinta história o leitor é conduzido de volta à Segunda Guerra, tornando-se testemunha do passado misterioso de Benno von Archimboldi.

A trama enigmática mantém o leitor em estado de suspense até o fim, quando só então o autor oferece a solução que permite compreender o conjunto do livro.

É um livro inteligente, surpreendente e de leitura fácil. Seu autor, Roberto Bolaño, é tido como um dos maiores fenômenos literários da atualidade.

“Outras Palavras” é o programa de Literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura do Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.