O livro é composto de cinco romances, interligados por dois dramas centrais: a busca por um autor sumido e uma série de assassinatos na fronteira do México com os Estados Unidos.
A primeira história narra a saga de quatro críticos europeus em busca de Benno von Archimboldi, um escritor alemão do qual não se conhecem fotos.
Na segunda, há a agonia de um professor mexicano às voltas com seus problemas existenciais.
O terceiro romance conta a história de um jornalista esportivo que se envolve com crimes cometidos contra mulheres da fictícia cidade de Santa Teresa, no México.
Na quarta parte do livro, esses crimes são narrados com a frieza e o distanciamento próprios da linguagem jornalística das páginas policiais.
E finalmente, na quinta história o leitor é conduzido de volta à Segunda Guerra, tornando-se testemunha do passado misterioso de Benno von Archimboldi.
A trama enigmática mantém o leitor em estado de suspense até o fim, quando só então o autor oferece a solução que permite compreender o conjunto do livro.
É um livro inteligente, surpreendente e de leitura fácil. Seu autor, Roberto Bolaño, é tido como um dos maiores fenômenos literários da atualidade.
“Outras Palavras” é o programa de Literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura do Brasil.