Em 1950, Tio Jimbo era um garoto negro brasileiro. Ele estranhava naquela época não ouvir na escola os feitos guerreiros e políticos dos povos africanos.
Mas seria mesmo assim? Hoje, aos 65 anos, Tio Jimbo não quer que essa história se repita com o garoto Dudu, seu sobrinho.
Menino curioso e antenado do século XXI, Dudu vai se encantar com as histórias sobre seus antepassados.
Histórias que aconteceram na idade média africana há muitos séculos ou há menos tempo, na África, em Roma, nos Estados Unidos ou aqui, no Brasil.
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura do Brasil.
Sobre levi
Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos.
Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo.
Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em
ESTANTE e marcada com a tag
africanos,
brasileiro,
feitos guerreiros,
MAZZA edições,
negro,
Nei Lopes,
povos. Adicione o
link permanente aos seus favoritos.