Na noite de 2 de agosto de 1939, um jovem antropólogo dos EUA, Buell Quain, suicidou-se aos 27 anos, de forma violenta, enquanto voltava de uma aldeia indígena na selva brasileira.
O caso se tornou um tabu para os antropólogos, nunca mais se falou do assunto que permaneceu desconhecido do grande público.
Sessenta anos depois, ao tomar conhecimento do fato por acaso, num artigo de jornal, o narrador é levado a investigar de maneira obsessiva as razões do suicídio do antropólogo.
O narrador é guiado por razões pessoais que não serão reveladas até o final do romance, mas que dizem respeito a sua experiência de criança na selva, à história e à morte de seu próprio pai.
A trama é contada em dois tempos, na combinação progressiva entre a busca pelo testamento do engenheiro e a pesquisa que o narrador vai fazendo em arquivos, atrás das cartas do antropólogo e dos que o conheceram na época, inclusive a tribo dos índios krahô.
A história de Buell Quain revela as contradições e os desejos de um homem sozinho numa terra estranha, em confronto com seus próprios limites.
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura do Brasil.